Um garoto apaixonado resolveu dar à sua amada um presente especial, para então declarar-lhe todo o amor que estava em seu coração. Após dias de angústia pensando qual presente seria ideal para a ocasião, decidiu dar-lhe um buque com uma espécie de cada bela flor. Passou em jardins recolhendo orquídea, tulipa, copo-de-leite, lírio-do-vale, sino-azul, rosa, cherry blossom, porém, faltou uma única flor a qual ele queria para completar seu buque, esta era o girassol. Ele percorreu dias e dias atrás de um girassol, mas não o encontrava.
Exausto por sua busca resolveu parar frente uma humilde casa para descansar. Uma velha senhora, ao ouvir o som do garoto sentar-se, saiu da casa e olhou para o garoto, após notar-lhe bem ela voltou para sua casa e fechou a porta. Minutos depois voltou a sair e foi em direção ao garoto:
- Oh, meu jovem, você parece cansado, imagino que vem de longe - disse a senhora.
- Sim, minha senhora, venho de muitas milhas daqui procurando o presente para minha amada - respondeu o jovem ofegante.
- Pois bem, meu filho, tome um pouco desta água para revigoar-te e trazer-te fé em sua busca - disse a senhora entregando-lhe um copo d'água. - Notei também que você, meu jovem, é um admirador de flores pois traz consigo diversas flores das mais belas, - continou dizendo a senhora - mas fico triste em ver que todas já estejam murchas como minha pele velha e secas como o solo em que pisamos.
Ao ouvir as palavras da senhora, o garoto logo olhou para sua mão e percebeu que sua procura pelo girassol trouxe a morte de cada flor que havia colhido.
- Mas tome, meu jovem - disse a senhora estendendo-lhe a mão - esta flor chama-se girassol. Ganhei do meu falecido marido. Espero que ela possa trazer felicidade a você assim como trouxe a mim.
O garoto agradeceu o gesto da senhora, porém, estava perplexo pelo ocorrido. Perdeu dias e dias em busca do buque perfeito mas voltou para casa apenas com um girassol.
Chegando em sua casa o garoto encontrou sua amada, mas estava triste, pois não havia conseguido o presente que tanto queria entregar-lhe.
- Olá, minha bela - disse o garoto tristonho.
- Olá - respondeu a bela moça - por que são tristes seus olhos ao meu encontro?
- Pois eis o presente que lhe trago - respondeu o garoto entregando o girassol à sua amada. Percebendo o silêncio que pairou no ar, ele levantou os olhos e viu que a moça soluçava em lágrimas. - O que houve, minha donzela? Não chore! Oh, me perdoe! Minha incopetência ao agradá-la é tamanha que me envergonho diante de teus olhos.
- Não diga isso - respondeu a moça contendo as lágrimas - Choro de felicidade! Pois nunca recebi presente tão belo em toda a minha vida. A ti sim meu coração será entregue, pois sei que homem algum em um ato tão simples e humilde poderia trazer-me tamanha graça.
Após uma tarde quente de verão, os dois jovens se casaram, tiveram filhos e sempre deixavam um girassol na janela de seu quarto, para lembrarem sempre do ato doce do garoto para conquistar a mulher de seus sonhos.
Nem tudo na vida precisa de exagero. Nem tudo precisa ser complexo. Há belezas que não estão na abundância dos oceanos, e sim no detalhe da gota.
Viva sempre fazendo o seu melhor, mas não procurando o maior.