segunda-feira, 25 de abril de 2011

Ex-mágico da Taberna Minhota

Na Cultura havia um programa chamado "Contos da Meia-Noite", onde alguns contos eram narrados e interepretados por atores. Um dos contos que me chamou bastante atenção foi o Ex-mágico da Taberna Minhota. Com uma olhada sinuosa você consegue ver diversas mensagens interessantes que o autor quis transmitir.
Vale a pena dar uma conferida.

quarta-feira, 20 de abril de 2011

Silmarillion

O Silmarillion é um dos livros de J.R.R Tolkien no qual retrata fatos ocorridos antes de O Senhor dos Anéis. Eu o considero a obra mais complexa de Tolkien, pois são muitos anos, fatos e personagens relatados em apenas 300 páginas (aproximadamente). Sua linguagem é difícil e profunda. Acredito que todos que leram precisaram de mais de uma leitura para compreender todos os fatos e a importância de cada personagem no enredo. Apesar disso, é um excelente livro. O considero, em alguns aspectos, melhor que o próprio O Senhor dos Anéis.

Vou postar uma breve sinópse e algumas fan-arts sobre ele.

O Silmarillion, relata acontecimentos de uma época muito anterior ao final da Terceira Era, quando ocorreram os grandes eventos narrados em O Senhor dos Anéis. São lendas derivadas de um passado remoto, ligadas às Silmarils, três gemas perfeitas criadas por Fëanor, o mais talentoso dos elfos. Tolkien trabalhou nesses textos ao longo de toda a sua vida, tornando-os veículo e registro de suas reflexões mais profundas.







Lembrando também que a banda Blind Guardian tem um album onde todas as faixas são inspiradas nos contos de O Silmarillion, ele se chama Nightfall in the Middle-Earth. Vale a pena conferir.

terça-feira, 19 de abril de 2011

"Hi-Society"

Outro dia estava assistindo a uma entrevista com o Marcelo Adnet quando foi exibido uma paródia dele em parceria com o Selton Mello chamada "Show Business".
Achei uma excelente crítica contra as "celebridades", que não se preocupam com mais nada, além da fama.
Toda essa era de reality shows e internet, pessoas querendo fama a qualquer custo. Tudo uma grande farsa. Pessoas que colocam máscaras para parecerem boas, mas ao click da câmera nem mesmo dizem um "obrigado". Pessoas vazias que tem suas carteiras cheias por um povo iludido e ignorante.
Se um bom cidadão, porém sem título social, morre nada além de um processo demorado na justiça ele recebe. Enquanto isso, pessoas que nada fizeram para mudar a sociedade, apenas ficaram algumas horas em frente uma câmera em uma emissora global é idolatrada e um grande sensacionalismo é criado, apenas se tem seu carro roubado.
Está tudo errado.
"Olhe, o nosso herói!" - disse um jornalista enquanto filmava uma "celebridade" jantando em algum restaurante nobre em São Paulo.
Herói?
Herói?!
Me diga UMA boa ação que ele fez em prol da sociedade, após ficar "confinado" em uma casa sem fazer NADA o dia todo e ainda receber por isso!
Que tipo de herói é esse? Para que precisamos de heróis assim?

"Compre-me um apartamento em Ipanema para que eu apareça na capa de sua revista"

Acho que essa paródia diz tudo o que precisamos ouvir em relação a isso.

"Celebridade é artista, artista que não faz arte" - Marcelo D2

segunda-feira, 18 de abril de 2011

Conto

Esse é o primeiro capítulo de uma estória que comecei a escrever algum tempo atrás, mas nunca terminei.


Cap. I Despertar             


                "Escuridão. Silêncio. Então, a luz invadiu meus olhos fechados e eu despertei.
                "O que eu sou, ou onde estou - eu não sei. Mas em meio a escuridão uma luz agora brilha.
                "Vago sozinho em meio este infinito espaço e me pergunto o que é tudo isso, o que eu sou, onde vou e de onde vim. Conforme vago, pequenos rastros de luz são deixados para trás. Mas a escuridão ainda é densa.
                "A solidão e o silêncio estão me deixando louco. Estou confuso. Há muito tento entender tudo, mas as respostas parecem estar muito distantes. Mas, espere! Não são apenas rastros que posso criar. Experimentarei meus novos artifícios".
                Então foi assim, em meio a confusão e curiosidade que ele começou a criar diferentes tipos de luzes, a juntá-las e a dar-lhes nomes.

                A existência pareceu mais divertida, à medida que eram feitas novas descobertas. Logo a escuridão não seria tão intensa quanto outrora foi. Ele criou esferas, dando cores às luzes e materializou-as em diferentes formas. Gostava de jogar umas nas outras para vê-as estourar, pois seu brilho era mágico. Percebeu, então, que era possível reconstruir as esferas quebradas, utilizando um pedaço de cada. Assim, as esferas ganharam novas características que o fascinou, e por muito tempo ele dedicou-se a criação delas. Seu amor por elas era tão grande que decidiu dá-las o seu maior encanto. Retirou uma parte de sua própria luz e colocou-a no centro de algumas esferas. Assim, modelou seus interiores para criar coisas que jamais havia pensado que poderiam existir. Estes pequenos fragmentos de luzes ganharam vida própria e vagam agora por si sós pelo vasto espaço.
                Então, decidiu organizá-las em conjuntos, mas nunca deixando duas esferas vivas juntas, pois de dentro delas agora nascia outras formas de vida que eram desconhecidas e ele temia o que poderiam fazer se estivessem juntas. Muito tempo após a primeira aparição de vida dentro das esferas, ele descobriu que seres parecidos com ele cresciam e se desenvolviam, chamou-os de Filhos.

- O que é você? - perguntou um deles. Mas ele ainda não sabia a resposta e se limitou a responder:
- Sou seu criador.
- E eu, o que sou?
- Você é meu filho. Minha criação. A mim deve obedecer e fazer-me companhia. Ensinar-te-ei a viver no silencioso espaço e lhe darei algo para fazer.
- E quem são aqueles que estão distantes daqui?
- São também "filho". Também de minha criação.
                Percebeu, então, que não poderia chamar a todos por "filho", deveria dar a, cada um, um nome, assim facilitaria suas identificações.
- Você, lhe chamarei de Florihl. A este nome deve atender agora.
- E meu criador, possui nome? - perguntou Florihl.
- Não - respondeu, perplexo.
- Devo eu dar-lhe um?
- Qual seria?
- Chamar-te-ei de Salvilux.
- Então assim serei.

                Salvilux então juntou, pela primeira vez, todos os seus filhos e lhes ensinou o que sabia, sobre o espaço, as criações e suas preciosas esferas. Das esferas que seus filhos nasceram, ele os fez responsáveis. "Serei o senhor de todas. Mas vocês as alimentaram com os dons que lhes foram dados" disse a seus filhos. E assim foi. Durante muito tempo eles cultivaram suas esferas e delas cresciam coisas maravilhosas.
                Dentre todas as esferas, a de Florihl era a mais bela. Sua cor era azul e muito orgulhoso ficou Salvilux ao vê-la, por isso sempre ficava próximo à ela. Decidiu então criar novas vidas dentro dela, para divertir-se com seu filho. Retirou uma enorme quantidade de luz e dividiu-a em minúsculos fragmentos. Assim, como a chuva, ela caiu cobrindo toda a esfera. Todos os seus filhos ficaram encantados com a chuva de luz que ele fizera e imploraram para que ele fizesse o mesmo em suas esferas. Ele atendeu ao pedido de alguns, mas a quantidade de luz que inseriu foi muito inferior a concedida a Florihl. A vida no planeta azul então começou.

Filmes e Series - A Torre Negra

A maior e mais complexa obra de Stephen King agora irá não só para o cinema, mas também para a TV!

Pois é, A Torre Negra já está confirmada para sair das páginas dos livros. Serão 3 filmes e uma série de TV para descrever cada passo do Último Pistoleiro em sua jornada.
Já foi selecionado o ator para viver Roland Deschain (personagem principal) e seu contrato já está na fase final.
Javier Bardem já atuou em filmes como: "Correr, rezar, amar", "Biutiful", "No Country for Old Men", "Before Night Falls", entre outros. Agora terá a responsabilidade de atuar como Clint Eastwood em seus antigos filmes. Seu contrato, a principio, está fechado apenas para o primeiro filme da série, sendo de sua escolha continuar, ou não, com os demais.
Outros atores ainda não foram confirmados.

O filme contará com Ron Howard, como diretor, o roteirista Akiva Goldsman e o produtor Brian Grazer. Conhecidos por atuarem em filmes como "Uma Mente Brilhante" e "O Código daVinci".

O filme começará a ser rodado em setembro.
Agora é só aguardar e esperar que estes filmes e séries sejam tão bons quanto os livros.

Abaixo uma música da banda Demons & Wizards que fala sobre a saga do Pistoleiro em sua jornada pela Torre Negra.

sexta-feira, 15 de abril de 2011

Shows 2011

Este ano algumas bandas das quais gosto farão shows aqui no Brasil. Além das datas vou postar também uma música de cada banda para, quem não conhece, ter o primeiro contato com o (bom) trabalho delas.
Vale a pena conferir.

Blind Guardian
Data: Terça-feira, 6 de Setembro
Cidade: Porto Alegre
Local: Opinião
Endereço: José do Patrocínio, 834

Data: Quinta-feira, 8 de Setembro
Cidade: São Luís
Local: Trapiche
Endereço: Portugal, 164

Data: Sexta-feira, 9 de Setembro
Cidade: São Paulo
Local: CTN
Endereço: Jácofér, 615

Data: Sábado, 10 de Setembro
Cidade: Curitiba
Local: Curitiba Master Hall
Endereço: Rua João Palomeque, 80





Pain of Salvation
Data: Sábado, 4 de Junho
Cidade: Rio de Janeiro
Local: Hard Rock Café

Data: Domingo, 5 de Junho
Cidade: São Paulo
Local: Carioca Club
Endereço: Cardeal Arco'Verde

Data: Terça, 7 de Junho
Cidade: Porto Alegre
Local: Opinião






Symphony X
Data: Sábado, 4 de Junho
Cidade: São Paulo
Local: Via Funchal

Data: Domingo, 5 de Junho
Cidade: Rio de Janeiro
Local: Fundição Progresso

Data: Terça, 7 de Junho
Cidade: Porto Alegre
Local: Opnião



Desespero

Para mim um dos piores sentimentos que uma pessoa pode ter. Normalmente vinculado ao medo ou pavor. Pode ser uma arma letal contra a mente e o corpo humano.
Existe uma música do Pain of Salvation que menciona um dado interessante:
99% da humanidade não conseguiria trocar uma simples lâmpada com uma arma apontada às suas cabeças.
Agora imagine um momento de desespero em uma situação em que a ação a ser executada deve ser mais complexa.
Normalmente situações como essas conduzem as pessoas ao erro, pois elas querem agir rápido e pensar pouco, e muitas vezes acabam nem mesmo agindo.
Existem diversas situações em que as pessoas se deparam com uma dificuldade e ficam desesperadas: vestibular, gravidez, entrevista de emprego, problemas em relacionamentos, entre outros.
Mas o desespero de nada adianta, apenas fará com que você pense em poucas soluções e muitas falhas, assim, a primeira opção de acerto que você encontar será executada sem ponderar suas consequências. Ao tomar uma atitude falha, seu erro apenas trará frustração e aumentará seu desespero. "Droga! Isso não funcionou! O que eu faço agora?".
O tempo que você perdeu executando uma idéia falha, absorvendo sua consequência, voltando a se desesperar, para finalmente pensar em outra alternativa, em um momento de tranquilidade você conseguiria analisar todas as possibilidades e apontar seus erros até encontrar a solução correta mais rápidamente.
Quando você está desesperado, não consegue enxergar tudo que está a sua volta. As vezes a solução do problema está na sua frente mas você não vê.
A mais sábia atitude vem do homem calmo.

Não sou psicanalista e nunca estudei, a fundo, o cérebro humano, mas por experiências posso passar uma dica:
Quando se deparar com uma situação que lhe traga desespero, relaxe. Pense calmamente sobre o problema e pondere as possibilidades de solucioná-lo, sempre levando em consideração as consequências de suas atitudes. E sempre antes de se desesperar, pense na consequência que seu problema pode causar, às vezes você acaba percebendo que não é algo tão grave como pensava.

quinta-feira, 14 de abril de 2011

Espelhos e Ilusões

Olhe-me
Odeie-me
Deixe cair a lágrima da tristeza
Que a imagem distorcerei


Olhe-me
Alegre-se
Pois a imperfeição foi camuflada
Pela gota que beijei


Olhe-me
                    (Espelho D'água)
E lembre-se
A imagem é ilusão
Da verdade inexorável

Mudanças

Existe um anime muito bom chamado Trigun. Ele passou na TV aberta há algum tempo e sempre ao término de seus episódios eram passadas algumas frases. Uma delas me chamou bastante atenção pelo seu significado.

Sempre que se ganha uma coisa, outra coisa é perdida
É difícil conviver com isso
O que se perde jamais volta
Coisas importantes, coisas insubstituíveis
Mas o que é preciso pra manter essas coisas
Está na vontade firme, reunida em uma bala
O homem sabe, ele sabe que nada vai começar sem que ele fale
E que nada vai mudar, sem que ele se mexa.

Não lamente por suas escolhas e mexa-se se quiser mudar

quarta-feira, 13 de abril de 2011

Reinado da Perdição

Como primeiro post vou colocar a letra de uma música que acho uma crítica muito boa sobre nossa forma de vida

Pain of Salvation - Kingdom of Loss

Alguém nos vende brinquedos em um desenho barato
Alguém nos vende carros no último Bond que virá em breve
Alguém vende tendencias através de um famoso comediante
Alguém se vende em um "docu-soap" que vai longe demais

Vida está a venda!

"Alguém por favor poderia me dizer o que tem acontecido? Eu digo, primeiro pagamos por porcarias que nos fazem gordos e cançados. Então nós pagamos por elevadores, para não termos que subir três lances de escada para chegar em nossos apartamentos. Ai nós compramos máquinas tão estranhas para queimar gordura enquanto assistimos alguém fazer comida de verdade na TV. Agora se isso não nos faz vencedores, eu não sei o que fará. Aposto que nos enforcariamos se o mundo simplesmente nos desse uma folga. E agora você acha que talvez devessemos consultar um psiquiatra, faça-me sentir vivo de novo, é este é o plano! Só nos diga a quem pagar.


Alguém nos vende um homem em um discurso na Casa Branca
Depois uma mulher pressionada por seus seios balançando numa praia de S.O.S Malibu
Alguém nos vende a nós mesmos em toda esquina
Depois os ensina a lucrar com pontas de estoque nos nossos negócios

Tudo a venda, tudo a venda,
Está tudo a venda, tudo a venda

Seja bem-vindo ao planeta Terra
Por favor, não nos pergunte o que vale
Você vai perceber que o mundo que achou
Está ligeiramente rasgado e desgastado


Alguem nos vendeu toda marca
Agora se você deseja reclamar
Há um espaço disponível às 06 da tarde
É quando "Caucasia" está ouvindo

Se você está acabando com meu mundo
Por favor tente fazer isto gentilmente
Se você está acabando com meu mundo
Por favor tente fazer isto gentilmente
Há amor por dentro
Pelo sonho que terá que morrer

"Veja, tudo é questão de tempo e escolha. Os fas-food´s nos salvam tempo suficiente para diminuir o almoço exatamente quando queremos. Os elevadores nos salvam somente um pouco mais, quando as maquinas nos deixam escolher exatamente quando usar a escada. Tempo é tão importante hoje que está se tornando uma grande doença, e eu acho que de certa forma está ligado com a morte de todos nós. Com tanto tempo e dinheiro desperdiçados em outras coisas, eu só posso acreditar que os ingressos para o inferno estão realmente caros. E por alguma razão, é importante ser o primeiro da fila."

Alguém nos vende Deus num pacote leve-2-pague-1 com vergonha
Alguém nos vende guerra e o marketing parece o mesmo
Alguém nos vende medo a cada dia na TV
Um formato para cada gosto; se o sabor agrada, nos pagamos

Tudo a venda, tudo a venda,
Está tudo a venda, tudo a venda


Seja bem-vindo a está única Terra
Por favor aproveite sua única encarnação
Você vai aprender a tomar mais que ceder
Comprando cicatrizes com as quais você deve viver
Alguém nos vendeu cada cicatríz
Que de alguma forma formou o que nós somos
Todos nós somos o espaço das 06 da tarde
Mas ninguém está realmente escutando

Não
Não mais
Estamos todos ocupados
Comprando sexo, comprando guerra,
Comprando auto-confiança, segurança,
Planos de saúde
Comprando para sempre

Enquanto você acaba com meu mundo
Por favor tente fazer isto gentilmente
Ainda há amor por dentro
Enquanto você acaba com meu mundo
Por favor tente fazer isto gentilmente
Ainda há amor por dentro
Pelo sonho que terá que morrer